domingo, 16 de janeiro de 2011

Por que flores e frutos coloridos são mais evoluídos?

Os vegetais constituem um grande grupo de seres vivos. Enquanto que a raiz, o caule e as folhas realizam um trabalho integrado, sendo responsáveis pelas funções que mantém as plantas vivas. As flores, frutos e sementes são responsáveis pela perpetuação da espécie.
As flores são responsáveis pela reprodução, a maioria apresentando peças coloridas, perfumadas e produzem o néctar. Já os frutos contêm e protegem as sementes, auxiliando na sua dispersão, e são coloridos, suculentos, servindo como alimentos.
Na classificação dos vegetais encontramos a classe dos Fanerógamos onde encontramos o grupo das angiospermas que são o maior e mais moderno grupo de plantas, englobando cerca de 230 mil espécies.
As angiospermas são os vegetais que apresentam flores e frutos, comuns em todo o planeta e importantes para o ambiente e para a espécie humana.
Com um sistema reprodutor que garantia uma melhor polinização e posteriormente um sistema de dispersão de sementes eficiente esse filo vegetal garantiu uma ampla distribuição geográfica e a ocupação de diversos ambientes com pressões seletivas diferentes resultando em uma enorme diversificação.
Durante o processo evolutivo, as plantas desenvolvem várias estratégias reprodutivas, para assegurar a sua multiplicação e colonização dos habitats.
Um dos mecanismos é a anemocoria que é a disseminação através do vento. Um exemplo é a Merremia dissecta, uma convolvulácea que se especializou em vôos curtos através de suas sépalas em formato de hélice. Frutos com esse tipo de dispersão não apresentam endocarpo carnoso e tem estruturas que facilitam o transporte pelo ar muito como o dente de leão.
Outro tipo é a hidrocória que usa a água como dispersor, notadamente tais frutas apresentam aquisições que lhes permite flutuar. O coco (Cocos nucifera) consegue boiar graças ao seu interior lenhoso, sendo levado ao sabor das ondas até terra firme, tendo ampla distribuição por regiões litorâneas.
Um exemplo curioso é o pepino-do-diabo (Ecballium elaterium). Essa espécie possui frutos que quando estimulados por algum toque, explodem lançando as sementes violentamente pelo ambiente. Esse fenômeno é chamado balocoria e não se trata de um caso raro, ocorrendo em vários vegetais.
Um dos métodos de dispersão mais comum é a zoocoria que tem animais como agentes dispersores. Este tipo possui uma grande diversidade de formas como a ectozoocoria no qual a estrutura que contem a semente se fixa no indivíduo através de espinhos ou estruturas grudentas e são levadas a outras áreas.Estas estruturas apresentam, em geral, certas adaptações como cor vistosa, polpa saborosa e aroma atraente como o noni (Morinda citrifolia) que além de cor e sabor intensos tem um forte odor que atrai vários disseminadores. Outras características são sementes resistentes e até laxativos que fazem com que a semente fique dentro dos intestinos do animal durante o tempo certo.A dispersão endozoocórica é a proteção da semente, onde está o embrião, que precisa passar pelo sistema digestivo sem danos. Isso explica o fato da maioria das frutas só apresentarem cor e sabor chamativo quando a sementes estão resistentes.
Portanto, a evolução dos frutos, de uma forma geral, aconteceu de modo a proteger a semente e a dispersá-las de uma forma eficiente, além de mostrar como os seres vivos podem se adaptar, e levar a grandes modificações ao longo do tempo.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/http://es.wikipedia.org/http://geocities.com/rapinibot/Origin/aula1.htmhttp://freewebs.com/rapinibot/encobio/aula3.htmhttp://bot.cb.santagiulia.edu.br/index.php?id=80&mno=GruposVegetais

2 comentários:

  1. Olá !
    Visitando o blog. Ficou bem diversificado. Torço para que possam aperfeiçoar e levar adiante.
    É importante sempre citar a fonte das informqções.
    Sucesso
    Lívia

    ResponderExcluir
  2. Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
    Somos da Gramas Pardim uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
    Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
    Grama Esmeralda
    Grama Bermudas
    Grama São Carlos
    Grama Batatais
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

    Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
    Grama em São Paulo SP
    Grama em Campinas SP
    Grama em Guarulhos SP
    Grama em Ribeirão Preto SP
    Grama em Belo Horizonte MG
    Grama em Rio de Janeiro RJ
    Confira !!!

    ResponderExcluir